CACHEADAS: O QUE É BC E PRA QUE SERVE?

By Jessica Laila - outubro 29, 2016



Existem algumas palavras e expressões no universo cacheado que não são familiares a todas e um exemplo disso é a expressão “BC (big chop)”. Como eu prometi no post sobre “O que é transição Capilar” hoje vou explicar pra vocês o que é esse tal BC e pra que ele serve.

BC é uma sigla para a expressão Big Chop em inglês, que traduzida para o português significa “grande corte”. O BC então é uma técnica onde a crespa/cacheada em transição corta toda a parte com química do cabelo deixando ele bem curto (dependendo de até onde você esperou seu cabelo natural crescer).



EU PRECISO FAZER O BC PARA PASSAR PELA TRANSIÇÃO?”



Euzinha antes e depois da transição



Não. Eu por exemplo optei por não fazer o BC durante a minha transição, eu apenas cortei boa parte do meu cabelo com química deixando ele até os ombros e depois fui cortando aos poucos a medida que o cabelo natural crescia (contei tudo sobre a minha transição aqui e aqui). Você pode também ir cortando ele aos pouquinhos, tudo depende de você.


AH, ENTÃO DEPOIS DE FAZER O BC ACABA A TRANSIÇÃO?”


Muito pelo contrário, o BC é apenas mais uma etapa desse período. É bem comum que seu cabelo fique sem definição, frizzado, sem um tipo definido (falei sobre os tipos de cabelo aqui) e muito ressecado então essa é mais uma fase onde você vai continuar exercitando sua paciência, porque mesmo que toda a química tenha ido embora com o cabelo que foi cortado o seu cabelo estava “acostumado” com a química então demora um pouco para ele “se lembrar” de como é naturalmente e toda essa química pode fazer com que seus cachos naturais voltem com um tipo diferente.



AI JESS, EU NÃO QUERO CORTAR MEU CABELO NÃO DÁ PRA TIRAR A QUÍMICA DE OUTRO JEITO”



Resultado de imagem para big chop tumblr
Imagem: Reprodução


Miga, sinto muito te informar mas NADA, deixa eu repetir N-A-D-A tira química do seu cabelo a única saída é cortar mesmo. Se você vir alguma receita ensinando a tirar química do cabelo fuja porque é mentira. E não, shampoo anti resíduos não tira química.



TA BOM, ENTÃO QUANDO EU SEI QUE É HORA DE FAZER O BC?”





A hora certa de fazer o seu BC é quando você quiser. Observe o tamanho da sua raiz natural e imagine-se com o cabelo daquele tamanho, pense se você ficará confortável com seu cabelo, se você vai se sentir bem, se a resposta for não quer dizer que ainda não é hora de fazer o seu BC. Não se pressione e não se cobre tanto, espere o seu tempo e respeite-se.

Se você se decidiu por fazer o BC, procure um salão especializado em cabelo afro mais próximo de você (se tiver) ou procure um salão que tenha alguma experiência em cortar cabelos crespos/cacheados, muita atenção na hora da busca pelo profissional porque a “mão” da cabeleireira faz muita diferença até no crescimento do seu cabelo. Você também pode cortar sozinha se se sentir a vontade para isso.

Enfim, lembre-se de cuidar do seu cabelo. Fazer um cronograma capilar e ir cuidando dele sempre (até depois de ter terminado a transição). Espero que esse post tenha te ajudado, qualquer dúvida deixe nos comentários e me acompanhe nas outras redes sociais para saber das novidades, beijos.






  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. Passei pela transição de 2014 para 2015 e no final do ano resolvi fazer o bc. Cortei toda a química e tive que me acostumar com ele curtinho. No começo foi difícil pq ja estava acostumada a ter cabelão, mas hj ja me sinto feliz com meus cachos e ta crescendo lindo e saudável. Adorei o post. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por isso Andreza, no começo é bem complicado mesmo pra quem em apego ao cabelão como é o nosso caso, mas nada melhor do que nosso cabelo natural né. Um beijo

      Excluir