Precisamos Falar Sobre Depressão

By Jessica Laila - abril 09, 2017

Resultado de imagem para depressão

No brasil ocorre uma média de 1 suicídio por hora. Isso só em 2015.

Já faz muito tempo que eu quero fazer um texto assim aqui no blog e como minhas crises de depressão começaram a ser mais frequentes no último ano e acabou se agravando para duas crises de pânico/ansiedade eu resolvi escrever pra ajudar todo mundo a entender de uma vez por todas a depressão, e dar algumas dicas de como você que não sofre com essa doença pode ajudar.

Bem, a primeira coisa que você precisa saber sobre a depressão é que ela é uma doença e que assim como qualquer outra doença precisa de um tratamento. Então comece parando de falar coisas como “deixa de frescura”, “quer chamar a atenção” e outras frases semelhantes. Esse tipo de coisa pode levar alguém ao suicídio. Somente no ano passado eu já acompanhei mais de 10 casos de suicídio e tentativas (isso é entre pessoas do meu facebook, pessoas que eu conhecia).

E não, depressão não é falta de Deus, você fala pra alguém que está com virose que se ele procurar Deus ele vai se curar? Não né, então porque diria pra alguém com depressão? Estar na presença ou não de alguma religião não influencia em muita coisa pra curar a depressão. Isso pode sim ajudar em alguns casos, mas não é assim que se cura a depressão. Existem tratamentos sérios para isso psicólogos e em alguns casos psiquiatra e é fundamental que esses tratamentos jamais sejam dispensados.

Você também precisa saber que a depressão é diferente pra cada pessoa e geralmente a família e os amigos mais próximos são as pessoas que mais agravam o quadro de depressão, isso quer dizer que você precisa aprender a lidar imediatamente com a depressão do seu amigo, filho, parente etc. Já pensou que uma simples atitude sua pode desde levar a pessoa a cometer suicídio a salvar ela de uma tentativa assim? Então comece a conversar com seus amigos e parentes e se sentirem ou perceberem que algo está errado tente ajudar essa pessoa (logo a frente vou te explicar formas de fazer isso corretamente).

A depressão não é só estar triste, depressão é estar vazio, inadequado. Muitas vezes sem ânimo para fazer coisas básicas como se alimentar, tomar banho ou levantar da cama por exemplo. Coisas que antes deixavam a pessoa feliz não deixam mais (ouvir música, assistir séries ou algum outro hobbie que antes a pessoa fazia sempre e repentinamente parou ou diminuiu a frequência), problemas relacionados ao sono como insônia por exemplo, cansaço excessivo sem fazer nada além do comum, dores de cabeça ou tensão nos ombros e nuca, baixa imunidade são alguns dos sintomas da depressão (e em muitos casos a própria pessoa não sabe que está com depressão). Muitas vezes as pessoas depressivas tendem a se isolar e sentir culpa, MUITA culpa mesmo que ela não saiba explicar o porque, então evite deixar a pessoa sozinha e repito evite dizer coisas que possam agravar a crise, na dúvida não diga nada. Vale muito mais você estar do lado da pessoa em silêncio do que dizendo coisas que podem agravar a situação.



COMO AJUDAR UMA PESSOA COM DEPRESSÃO

Nenhum texto alternativo automático disponível.
via:  Aquele Eita

Vamos lá, baseado nas conversas que tive com algumas pessoas que tem depressão e também nas minhas próprias experiências com ela, desenvolvi aqui algumas formas para você ajudar uma pessoa em crise. Vale lembrar que, como já foi dito, cada pessoa tem uma forma de reagir a uma crise então essas são formas mais gerais de ajudar.


Ofereça seu ombro: se ofereça para ouvir e conversar com a pessoa, não force ela a falar nada, não pergunte o que ela tem ou o que ela está sentindo (muitas vezes não sabemos explicar) apenas deixe-a saber que você está lá pra ela caso ela queria conversar. E REALMENTE ESTEJA LÁ.

Não a deixe sozinha: se você é próximo a pessoa, não deixe que ela fique sozinha, coloque um filme, faça uma pipoca, café ou chá quente e faça essa pessoa se sentir amada. Além de ajudar psicologicamente você também está ajudando fisicamente, muitas vezes as pessoas com depressão não se alimentam direito e nem se dão conta disso. Em muitos casos acabam ficando com anemia também devido a falta de alimentação somado a baixa imunidade.

Evite Frases que diminuam a crise: frases como “podia ser pior”, “olhe pelo lado bom”, “vai ficar tudo bem” entre outras desse tipo, eu sei que a intenção é ajudar mas na maioria das vezes isso só atrapalha mais. Não fale nada se a pessoa não te pedir.


Se você tem depressão mostre esse texto para os seus amigos, para a sua família e tente explicar para eles o que é a depressão e como é uma doença séria que precisa de tratamento. A compreensão dos parentes e amigos mais próximos é essencial para essa doença, uma palavra muda tudo para o bem ou para o mal.

Procure tratamento psicológico ou psiquiátrico, em universidades geralmente tem atendimento psicológico gratuito ou com preços mais acessíveis procure se informar nas universidades próximas a você. Também existe a possibilidade de procurar atendimento no SUS ou em igrejas católicas (não sei se evangélicas tem). Evite se auto medicar e procure tratamentos alternativos até conseguir o seu atendimento psicológico, mas não dispense.


PÁGINAS NO FACEBOOK

A imagem pode conter: texto
via: Oi, Aure

Existem muitas páginas muito fofas no facebook com tirinhas, frases e textos muito bons pra ler no dia a dia, algumas que eu amo são:


Bem, acho que consegui explicar quase tudo o que eu queria de uma forma mais geral, em breve farei outro texto só para a ansiedade e outras doenças psicológicas. Espero que esse texto tenha ajudado de alguma forma e pra você que tem alguma dessas doenças, saiba que você não está sozinha (o).

                                 FACEBOOK | INSTAGRAM | SKOOBGOOGLE+ | PINTEREST


  • Share:

You Might Also Like

22 comentários

  1. Verdade, precisamos de muita atenção nesse caso, parabéns por essa atitude de nos mostrar um pouco sobre a depressão.

    Fica com Deus e da uma passadinha no meu blog http://notasdeumcoracao.blogspot.com.br/?m=1

    Beijinhos coloridos ��❤

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Pelo primeira vez eu consegui ter uma ideia do que é a depressão. Felizmente nunca passei por ela e espero não passar, mas tenho amigos que já passaram e uns que, apesar de não assumir, passam. É realmente uma situação muito delicada e complexa. Tento sempre conversar com esses amigos, fazer com que eles reflitam sobre as coisas as quais são gratos, pois considero isso muito importante.

    Enfim, é minha primeira vez aqui no seu blog e já amei. Tanto o conteúdo, como a sua maneira de escrever.

    Beijão
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que você tenha gostado Gustavo, volte mais vezes ❤

      Excluir
  3. Belo texto e é a mais pura verdade, o índice de depressão nos últimos anos aumentou de forma exagerada; e a população não se preocupa com isso e tratam depressão como frescura. Belas observações e é de pouco em pouco que colocaremos as pessoas pra refletir sobre o assunto! Bejus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, depressão não é frescura e precisamos falar sobre isso! Beijão.

      Excluir
  4. Que post lindo. Adorei a parte que diz que Depressão não é falta de Deus, eu penso a mesma coisa , pois é algo que não se controla, vc pode ser uma pessoa com fé e a depressão vem mesmo assim . Eu passei por uma crise de stress que estava me levando a depressão, e isso tudo sem saber o que era . Aí resolvi o que estava me incomodando e fiquei melhor. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Ju, e fico mais feliz ainda que você está bem. Beijão.

      Excluir
  5. Oi!
    Eu já tive contato próximo com uma pessoa que sofreu com depressão a nível crítico e fico muito feliz em ver que mensagens como a sua vêm se tornando cada vez mais difundidas, compreendidas e incentivadas. Depressão é real e não deve ser banalizada!

    Parabéns pelo texto 😙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Ana, realmente a depressão é uma doença muito séria é precisa ser debatida.

      Excluir
  6. Parabenspelo post. Eu tenho depressão.É muito dificil levantar e enfrentar o dia pra me. E é muito complicado para as pessoas entenderem que não é frescura minha. Espero que esse post chega a muitas pessoas. Parabéns. Sucesso ❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gleicy, realmente as pessoas precisam entender melhor essa doença e por isso precisamos falar sobre isso. Espero que você fique bem. Um beijão.

      Excluir
  7. Depressão é um assunto que está sendo bastante falado, e é muito importante que ele seja discutido sim. Depressão é uma doença grave, e muitas pessoas não entendem e acham que é frescura. Sempre tento ajudar as pessoas que estão passando por momentos assim, eu mesma já quase cheguei ao ponto de ter depressão, mas com muito autocontrole eu consegui não cair.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que você não entrou nessa Tarsila, um beijão.

      Excluir
  8. Ja passei por uma pré depressão, e não foi por falta de Deus , agente tenta de tudo para se livrar, e seu post me emocionou muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Bruh, não é falta de Deus mesmo. Que bom que você está bem, beijão.

      Excluir
  9. Tive uma pessoa bem proxima que teve, foi muito triste, mais graças a Deus ela se recuperou, mais procuro sempre estar acompanhando para que isso nao1 ocorra novamente. Otimo post. Bjbj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Val e que bom que seu amigo ficou bem :) beijos

      Excluir
  10. Estou conversando com a minha irmã sobre isso agora mesmo e sei que é muito difícil falar abertamente, tenho depressão, faço tratamento, é importante diagnosticar e entender para depois começar a superar. Pra mim foi um passo importante demais, você não faz ideia e hoje me sinto a cada dia me tornando outra pessoa. Sou feliz. Ótimo texto! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que hoje você está melhor, fico muito feliz por isso. Beijão <3

      Excluir
  11. Algo que eu acho ótimo atualmente é que cada vez mais estamos falando sobre depressão e suicidio, porque assim abrimos nossos olhos para ajudar outras pessoas. Nós vamos prestando atenção as pessoas ao nosso redor, aprendendo a ver os sinais e no fim, podemos ajudar essas pessoas. Seu texto está ótimo, muito informativo! Parabéns por essa atitude

    ResponderExcluir