A História por Trás do Filtro dos Sonhos

By Jessica Laila - janeiro 03, 2014


Hoje vou falar de um assunto bem bacana, a história do tão famoso apanhador de sonhos. Então, se você quer conhecer mais sobre o significado desse objeto tão mágico e lindo continue lendo esse post





Dreamcatcher, apanhador de sonhos, filtro dos sonhos, caçador de sonhos, espanta pesadelos. Quase todo mundo já viu, tem ou quis ter um, mas pouca gente sabe o que ele realmente significa.

O Apanhador de Sonhos tem origem indígena ojibwa, era feito com um aro construído com uma vara de salgueiro, fazia-se uma espécie de teia de aranha propositalmente irregular segurando algumas poucas penas ou objetos que significassem alguma coisa, ou seja, que fossem especiais.

Existe uma lenda que diz que antigamente havia duas tribos em guerra. A raiva e o rancor geraram energias negativas, que faziam com que as crianças tivessem pesadelos. A grande mãe búfala desceu à terra e pediu ao xamã da aldeia que fizesse um aro com um galho de salgueiro pois os bons sonhos saberiam para onde ir, passando pelo furo central. Aos primeiros raios de sol, as energias ruins se dissipavam.

Apesar dos Apanhadores de Sonhos terem sido criados pelo povo Ojibwa entre os anos 60/70, eles foram adotados por muitos outros grupos e nações indígenas da América do Norte e foram considerados um símbolo de união entre os povos do norte do continente.


Os apanhadores de sonhos já são muito populares nos EUA, e aqui no Brasil foi a febre de 2013. Dar de presente um apanhador de sonhos é na verdade uma grande honra a quem o recebe porque demonstra fidelidade, confiança e força da cura.

O apanhador de sonhos tem uma lenda muito bonita, e ganhar um de presente tem também um significado todo especial. Mas infelizmente com essa onda de modinhas que 2013 trouxe, acabou tornando o apanhador de sonhos só mais um adorno na cabeceira de milhares de adolescentes por aí e deixou de ter aquele significado místico e todo especial de antigamente, que era na verdade tão lindo quanto o próprio apanhador de sonhos. Ele mesmo foi mudando, e passou a ser feito com outros materiais e etc. 

Na verdade eu acho até muito bonito esses novos, mas quem me conhece sabe que eu tenho um fraco por produtos vendidos por hippies. Já comprei brincos com dentes de tubarão [se são dentes de tubarão mesmo só Deus e a Hippie que me vendeu sabem kkkkkk, ma tá valendo], e SEMPRE, e eu repito SEMPRE que aparece um hippie fazendo uma arte pra mim, eu compro, fora que Hippies são vida né gente, tem como não amar eles? Enfim, é isso ai galera, vou ficando por aqui, espero que tenham gostado e aprendido um pouco aqui comigo, [Isso aí NDO também é cultura meu povo u_u kkkkk]. Deixarei umas imagens pra vocês se inspirarem um pouco e quem sabe comprar um pra vocês também [se forem comprar, procurem o hippie mais perto de vocês kkk].

https://noite-de-outono.blogspot.com/2014/01/apanhador-de-sonhos.html

https://noite-de-outono.blogspot.com/2014/01/apanhador-de-sonhos.html

https://noite-de-outono.blogspot.com/2014/01/apanhador-de-sonhos.html

https://noite-de-outono.blogspot.com/2014/01/apanhador-de-sonhos.html


                 Espero que tenham gostado do post e até a próxima, Beijinhos da Jéss.

  • Share:

You Might Also Like

12 comentários

  1. Acho lindo, porem na minha cidade eles vendem com o preço meio salgadinho :/ queria aprender a fazer !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer um desses é bem facinho, e não precisa de muita coisa não. Talvez o meu primerio DYI seja sobre isso ^^. Obrigado pela Visita *-*.

      Excluir
  2. Tenho um são lindos mesmo c;

    http://blognao-permito.blogspot.com.br/2014/01/14-livros-para-ler-em-2014.html?showComment=1388793301271#c4071738622731711506

    ResponderExcluir
  3. Eu acho tão fofo esse apanhador de sonhos mas aqui onde moro chamamos de filtro dos sonhos porque meu primo uma vez trouxe um pra cá e como eu achei lindo tive que amar né? Minha melhor amiga adora tanto que até o tumblr dela tem o nome de ''Filtro dos sonhos'' kkkkkk, E ele é lindo mesmo viu? Tanto que no casamento da minha prima a lembrança vai ser um dele! (Já to louca pra ganhar)


    Beijos, Brê
    SaladadefrutasBR (Clique aqui pra ir ao blog)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que bacana, realmente é uma ótima lembrancinha de casamento *0*, haha. Obrigado pela visita *-*.

      Excluir
  4. eu acho tao fofo mais aqui em SP é difícil de encontrar
    http://meninaattack.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah pois é, aqui onde eu moro só os Hippies mesmo é que vendem, é difícil encontrar em alguma loja e tal, mas ta bom rs. Obrigado pela visita e volte sempre *0*.

      Excluir
  5. Que legal,eu sempre quis ter um desses e agora que sei o real significado vou tentar comprar ou tentar fazer que é um pouco difícil rsrs
    bjus e amei o seu blog é mega kawaii <3
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que fofa, obrigado linda. Ah tenta sim porque o significado é lindo e o apanhador de sonhos tbm *0*. Obrigado pela visita!

      Excluir
  6. Muito legal, eu estou pensando em fazer um para mim hahaha sou viciada nesse tipo de coisa, amei o post! parabéns:)
    http://likeoneoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey xará *-*, muito obrigado, faz sim que vai ficar super lindo. Eu também amo esse tipo de coisinha *0*. Obrigado pela visita hein, beijos.

      Excluir