Morando Sozinha - As Obrigações Da Casa

By Jessica Laila - abril 30, 2015

Olá meus amores tudo bem com vocês hoje? Espero que sim.
Hoje como prometido no ultimo post, teremos a segunda parte da série Morando Sozinha que terá como tema: As obrigações do Lar. Se você não viu o primeiro post dessa série corre aqui na Parte I e dá uma lidinha, ok? Agora vamos lá.

1 – As Compras




Já começo dizendo que fazer compras é mais difícil do que parece e aqui já começam minhas dicas.

Dica 1: Sempre faça listas, elas ajudam você a controlar exatamente o que você precisa comprar, assim você não cai na besteira de comprar mais do que deve ou pior, comprar besteiras de mais e esquecer coisas importantes, tipo arroz, feijão e óleo.

Dica 2: Experimente fazer compras semanais e mensais e veja qual dessas mais se encaixa na sua realidade. Há quem diga que compras semanais são mais vantajosas e há quem diga o contrário. Você só vai saber o que é melhor pra você testando mesmo.

Vou colocar aqui uma lista de compras como exemplo, mas sempre lembrando que ela deve ser editada pra sua realidade:

Alimentos
Açúcar
Biscoitos doces e salgados (aqueles de maizena)
Pão de forma
Azeite
Manteiga/Margarina
Óleo
Ovos
Leite
Iogurte
Café/ Chá
Suco
Macarrão
Arroz
Molho de tomate
Feijão
Carnes (Bovina, Frango e Peixe)

Papel e Plástico
Papel alumínio
Papel Toalha
Filme plástico

Limpeza & Higiene
Sabão em pó
Detergente
Desinfetante
Amaciante de roupas
Esponja
Paste de dente
Sabonete
Shampoo
Condicionador
Lâminas de barbear
Desodorante
Álcool
Cotonetes
Papel Higiênico
Sacos de Lixo (eu particularmente nem uso isso)

Frutas (Maçãs, Bananas, Uva, Limão, Laranja, Pêssego, Pera)
Legumes/Verduras (Brócolis, Repolho, Cenouras, Couve-flor, Milho, Alho, Alface, Cebolas)

2 – A Limpeza



A parte da limpeza da casa pode ser um pesadelo, mas também pode se mostrar muito mais simples do que você imagina. Sabe aquela pia cheia de louça que sempre sobrava pra você lavar na casa dos seus pais? Essa pia, numa casa só sua, se resume a um prato, um copo, um garfo e talvez 3 panelas (arroz, feijão e alguma mistura) e fim, essa é a sua louça. Se você tem cabelo comprido vai sofrer mais um problema, o seu cabelo vai estar pela casa inteirinha, no quarto, na sala, no chão da cozinha, no banheiro então nem se fala. O resto você tira de letra, varrer a casa é super-rápido e tranquilo, passar um pano pela casa só de vez em quando, uma vez a cada duas semanas é o suficiente. O mais ruim vai ser lavar as roupas se você não tiver uma máquina de lavar ou um tanquinho. Tirar o pó da casa e dos móveis e dar uma limpada no quintal é super simples e não gasta muito do seu tempo. Isso tudo é claro, se você não devastar cada comodo da sua casa.

3 – As Contas



A pior parte de morar sozinho com certeza são as contas. Por isso é bom sempre se planejar e não gastar mais do que deve pra não ficar com a corda no pescoço. Muita gente quer saber EXATAMENTE quanto custa morar sozinho, e isso é uma resposta impossível de se dizer porque nesse caso tudo é relativo, os preços variam de acordo com o estado, as cidades e os bairros, variam mais ainda de casas pra casas ou aps pra aps, tudo vai depender, mas em resumo é isso:

Aluguel/Condomínio
Mensalidades da casa (no caso de compra)
Água
Energia
Compras
Gás

Fora essas continhas ainda tem as opcionais que são:
Tv a cabo
Telefone
Internet

O ideal também é sempre ter uma reservinha pra emergências, nunca se sabe quando você vai ficar doente ou alguma coisa assim.


Bom gente em resumo é isso, o segundo post dessa série termina aqui. O próximo post tem como tema: Coisas que aprendemos indo morar sozinhos. Espero que o post tenha ajudado vocês de alguma forma. Faça um comentário com a sua opinião e curta a Fanpage do blog . Um grande beijo e até a próxima.

  • Share:

You Might Also Like

2 comentários

  1. cho que para mim a tarefa mais difícil será fazer compras kkk
    É como mamis dizia só vai me dar valor quando for morar sozinha Hahah
    Amei o post!
    www.deliriosdemaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, a gente da muito mais valor pra família quando vai morar sozinho e passa pelos perrengues que nossos pais passaram, você vai ver kkk. Grande beijo e obrigado pelo carinho ❤.

      Excluir